É um processo de Escrituração Fiscal Digital (EFD). Através dele a Receita Federal e Secretarias Fazendárias recebem todas as informações sobre a apuração de ICMS e IPI e movimentações dos contribuintes. É uma modernização na integração e sistemática de troca de informação entre o contribuinte e a administração tributária.
O SPED Fiscal foi criado para simplificar e facilitar a entrega da documentação necessária para os fiscos através de arquivos digitais, assim como, para integrar e eliminar a necessidade de documentação em papel. Reduz assim os custos e burocracias para a entrega desses documentos.
Mensalmente a empresa deve gerar e enviar um arquivo digital contendo toda a escrituração de documentos fiscais e demais informações de interesse do Fisco Estadual e Federal, assim como registros de apuração de impostos inclusive movimentações de vendas ou prestação de serviços realizados pelo contribuinte.
Para saber se sua empresa precisa gerar o SPED Fiscal consulte seu contador.
Os registros de entradas, saídas, inventários (estoque) e apuração do ICMS e do IPI.
Através do Small Commerce é muito fácil, pois disponibilizamos um módulo que de forma prática você seleciona os registros a serem informados ao fisco e o sistema gera automaticamente.
É necessário consultar sua contabilidade para saber qual é o Perfil, os Registros e Atividade que devem ser listadas no arquivo.
Após o arquivo gerado deverá encaminha-lo a sua contabilidade que transmitirá para a Receita Estadual ou Federal.